Dia 11/06/2014
Parti sem medo, cheia de determinação em fazer da minha viagem a minha maior aventura!
Deixei a cidade do Porto, cidade do coração, precisamente a cidade da Maia, cidade pequena mas onde deixei tudo para trás, filhos, netos, casa e restantes familiares. Com 49 anos de idade arrisquei a minha vida noutro pais ( França) e levando comigo junto com três malas de bagagem um filho menor que por ele quis começar uma nova vida! - Sei que a adaptação vai ser difícil, as saudades apertam, as lágrimas percorrem o meu rosto sempre que me lembro do meu pais!
Que governo foi este que todos nos elegemos numa esperança desastrosa, que nos levou a determinada altura pensar em seguir outra vida num outro pais, desconhecendo língua, costumes, climas e pessoas.
Viajei num autocarro pobre e cheio, trazia comigo a esperança, mostrava um sorriso para me enganar a mim propria, queria enganar-me que vim de livre vontade, pura mentira, sai triste e desolada! Parti é verdade na esperança de encontrar melhores condições de vida, parti para puder ajudar a crescer o meu filho que num pais como o nosso cada vez menos via o seu futuro florir, arrisquei sim num pais onde me parece ter outras condiçoes de vida tanto pessoal como profissional, que Deus me ajude!
Hoje e já com 5 dias de cá estar, sinto-me confusa, fui conhecer o trajecto que tenho que fazer diariamente para o meu emprego, foi uma confusão total, apeteceu-me chorar! Resoluta que sou e me considero uma pessoa desenrascada, senti-me perdida, senti por momentos vontade de me ir embora na manhã seguinte, pensei com a cabeça fria, temerosa com a manhã que me vai aparecer pela frente mas com esperança de me desenrascar!
Dia 05/07/2014
Ola,
verdade que estive vários dias sem desabafar o que senti após ter cá chegado!
Bem, afinal não correu assim tão mal, o medo que senti fez com que não dormi-se toda a noite! Passava a ter visões do caminho que tinha feito na tarde anterior, sim bastava fechar os olhos e la estava todo o caminho à minha frente. Fiquei cansada, mas foi óptimo, assim no dia seguinte ainda com receio de me perder, levantei-me mais cedo 1h30m, tomei banho, preparei-me e la fui sozinha para a estação do comboio. Carreguei o passe, e la segui o meu destino, bem tudo correu bem ate chegar a primeira estação para mudar de comboio e seguir para outra estação, ultima do meu destino para o meu emprego!
Cheguei cedo de mais apenas demorei em todo o trajecto 22 m, maravilha pensei eu e agora que vou fazer? Ainda me falta uma hora, bem, vou tomar um café e onde? Olhei à minha volta e la estava um café que me pareceu a minha cara, entrei, pedi um café em francês e fui para a esplanada!
Apareceu-me um funcionário que me trouxe um café, um copo de água e um chocolate pequenino, de seguida trás-me o tiquet com a conta! ehehheeh arregalei os olhos, meti os óculos para confirmar se estava a ver bem, ao mesmo tempo pensei alto ( quanto?) ehehheheh era apenas 4, 40 € que tinha que pagar!
Diz o funcionário que felizmente era português, você é portuguesa? Aqui é assim, mas não se preocupe que daqui a uns tempos ganhara para tomar um todos os dias!!!! Credo, pensei eu que estava habituada a pagar 0,60 em Portugal , que é isto? Mas ao mesmo tempo tb me lembrei que estava em Paris, cidade da luz, cidade de turistas de todo o mundo! Bem la chegou a minha hora e la fui eu apresentar-me aos meu superiores, muito bem adorei o dia, os meu companheiro de serviço são todos fantásticos, e os meus superiores super impecáveis, mais me parecem amigos de vários anos, parece que ja nos conhecemos a imenso tempo, até eles me receberam e me deram apoio para não ficar triste nem ter medo! Apenas me disseram Maria, têm coragem e segue em frente aqui é bem melhor que Portugal e daqui a uns tempos mesmo com saudades dos teus familiares tu não vais querer ir embora!
Hoje penso assim, já tive os meus momentos,tive saudades da minha casa, da minha rotina, dos meus hobis, sou fotografa amadora e Ornitologa, e isso fez - me muita falta nos primeiros dias, mas felizmente, agora que já conheço muita coisa aqui em Paris, aproveitei também para visitar, levo a minha maquina comigo e clique em cima de clique, la vou matando saudades dos meus passarinhos e das minhas fotos!!!
Hoje sinto-me uma mulher feliz, estou claramente adaptada a este novo mundo!
Embora ainda fica estupefacta com a miséria que ainda vejo nesta cidade, a quantidade de sem abrigos que se vê em todas as estações, trabalho aqui não falta, sim temos que aproveitar todas as oportunidades que nos dão e trabalhar sem vergonha ou qualquer orgulho, aqui apenas temos que pensar em ganhar dinheiro, porque a vida económica aqui é bastante diferente da nossa em Portugal!
Felizmente tive trabalho desde os primeiros dias que cá cheguei e felizmente ainda me apareceu mais alguns para eu aproveitar nas minhas horas livres, hora, claro que aproveitei, tenho um filho com 17 anos feitos cá que não quero que lhe falte nada e por isso aproveitar todo o serviço que venha durante a semana não me custa, já estava habituada a trabalhar muitas horas assim até passa bem melhor o dia!
Confesso que também tive alguma ajuda do pai do meu filho,encontra - se aqui em França já à dois anos e por isso já têm alguns conhecimentos, pelo menos ajuda-me nas despesas com o miúdo e leva-me a alguns mercados quando eu preciso fazer compras semanais! Ajudou-me a falar com algumas pessoas, assim como por exemplo, banco, embaixada, consulado, e até mesmo hospital!
Felizmente quer dividir comigo as despesas com o miúdo e também da casa por causa da estabilidade e bem estar do miúdo.
Já se passou um mês desde que cá cheguei ainda não recebi o meu primeiro ordenado, estou ansiosa, mas é normal tudo é diferente aqui até mesmo o valor do ordenado.
Mais uns dias e contarei mais novidades
Sem comentários:
Enviar um comentário